A+ A A-

O Dmaes

O Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES), autarquia da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, foi criado através da lei municipal nº 699, de 1966, e presta serviços à população há mais de 40 anos. Para atender a aproximadamente 57 mil habitantes, conta com uma excelente infraestrutura, resultado de um projeto bem elaborado e uma equipe de profissionais qualificados. Além disso, dispõe de moderna aparelhagem.

 

A sede administrativa é localizada na rua Ernesto Trivellato, nº 158, bairro Triângulo

Com a implantação de sistemas informatizados o DMAES se aproximou ainda mais da modernização e eficiência. Diversos serviços foram aperfeiçoados, tais como emissão e controle de contas, cadastro de consumidor e leituras eletrônicas.

O Departamento investe continuadamente na formação e lapidação do seu quadro de pessoal, nas áreas administrativa e operacional. Para acompanhar o desenvolvimento e crescimento de Ponte Nova, elabora projetos visando expandir e otimizar o sistema de abastecimento e distribuição de água, além de coleta e tratamento de esgotos sanitários.

 Nossa visão de futuro :

 “Ponte Nova dotada de um sistema de saneamento integrado, avançado e eficiente. Envolvendo tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e de resíduos, com recuperação energética”.

 

Nossa Missão:

“Fazer chegar a cada domicílio de Ponte Nova água tratada, com qualidade e sem interrupção e desperdícios. Coletar e tratar esgoto e resíduos sólidos de forma sustentável”. 

 

Nossos valores: 

  • Comprometimento
  • Responsabilidade
  • Perseverança
  • Cooperação
  • Transparência
  • Honestidade
  • Humildade

Você sabe como a água chega em sua casa?

Por trás de cada torneira existe um mundo que se movimenta para que água própria para o consumo chegue até você. Em Ponte Nova, o DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) é o responsável por abastecer cada domicílio com o mínimo de interrupções e desperdício.

O Piranga

O Departamento conta com o rio Piranga, de onde a água é captada e tratada, atendendo às necessidades diárias dos ponte-novenses. Cerca de 150 litros de água - por segundo - são obtidos pela captação. Este recurso chega até a Estação de Tratamento (ETA), onde se torna próprio para o consumo dos cidadãos.

A distribuição

A privilegiada localização da ETA permite que 35% da população seja servida por gravidade. Para abastecer o restante dos usuários, residentes em pontos altos da cidade, o DMAES utiliza estações elevatórias, que contam com equipamentos que bombeiam o recurso hídrico.

Além disso, o Departamento conta com 15 reservatórios que armazenam até 7 milhões de litros de água tratada. Eles representam garantia de abastecimento, por algumas horas, quando o funcionamento da ETA precisa ser interrompido.

Programa de Redução de Perdas

É preciso preservar a água, um bem tão precioso. Por isso, o DMAES implantou o Programa de Redução de Perdas, cujo objetivo é reduzir cada vez mais o desperdício e otimizar o sistema de abastecimento. Desde o início das obras do projeto, em maio de 2014, já foram economizados milhões de litros de água.  

Ouvidoria

Email:
Nome:
Msg:
Repita abaixo: DMAES

Portuguese English Spanish


Cadastre em nossa Newsletter e receba novidades sobre o DMAES por email.

 

 

DMAES - Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento
Rua Ernesto Trivelato, nº 158, Triângulo
Ponte Nova-MG – CEP: 35430-141
Telefone: (31) 3819-5350 

 

 

 

DMAES nas redes sociais